Fabian - O mundo está acabando

um filme de Dominik Graf

176 min., 2021, Alemanha, DCP

sinopse

Berlim, 1931. Jakob Fabian trabalha no departamento de publicidade de uma fábrica de cigarros durante o dia e vagueia por bares, bordéis e estúdios de arte com seu amigo rico Labude à noite. Quando Fabian conhece a autoconfiante Cornelia, ele consegue se livrar de sua atitude pessimista por um breve momento. Ele se apaixona. Mas então ele é vítima de uma grande onda de demissões, enquanto Cornelia faz carreira como atriz graças ao seu chefe e admirador. Um arranjo que Fabian acha difícil de aceitar. Mas não é apenas o seu mundo que está desmoronando...

ficha técnica

Roteiro: Dominik Graf e Constantin Lieb
Fotografia: Hanno Lentz
Montagem: Claudia Wolscht
Som: Martin Witte
Música: Sven Rossenbach e Florian van Volxem
Produção: Wiebke Andresen, Christoph Daniel, Christoph Fisser, Gerda Leopold, Christine Rau, Marc Schmidheiny e Felix von Boehm
Elenco: Tom Schilling, Saskia Rosendahl, Albrecht Schuch, Michael Wittenborn, Petra Kalkutschke, Elmar Gutmann, Aljoscha Stadelmann e Anne Bennent.
Título original: Fabian going to the dogs
Classificação indicativa: 16 anos
Lançamento: 10 de março, 2022

sobre o diretor

Dominik Graf nasceu em Munique em 1952. Formou-se na Munich Film and TV Academy em 1980. Em sua carreira como escritor e diretor de TV e cinema, seus filmes conquistaram prêmios nacionais e internacionais, incluindo os prestigiosos Lola Awards e Grimme Awards. Seus créditos incluem a série Der Fahnder (1984), The Cat (1988), The Invincibles (1994), Hotte im Paradies (2003), The Beloved Sisters (2014), a série de 10 partes Em the Face of Crime (2010), vários episódios da série Polizeiruf 110 e cinco episódios de Tatort, incluindo Frau Bu ri. Em 2010, foi publicado um livro com os ensaios de Dominik Graf sobre cinema.

+ info

Na imprensa:

Fabian' revive levante nazista com jeitão de David Lynch e Sganzerla, por Sergio Alpendre, na Folha
https://www.papodecinema.com.br/filmes/fabian-going-to-the-dogs/ por Bruno Carmelo do Papo de Cinema
Berlinale Review: Dominik Graf's "Fabian – Going to the Dogs" por Daniel Kasman do MUBI
https://spoilermovies.com.br/2021/06/09/fabian-going-to-the-dogs/ por Spoiler Movies

Notas da imprensa:
Com amplitude novelística e texturas vibrantes e cinéticas de uma era hedonística, o diretor-escritor Dominik Graf (Die Katze, Beloved Sisters) mostra uma sociedade oscilando no abismo, voltando suas lentes para as pessoas comuns que surgiram e cairam nos dias inebriantes antes do reinado de Hitler. Jakob Fabian (Tom Schilling) é um veterano de guerra de 32 anos com aspirações literárias, enfrentando traumas e incertezas em Berlim durante o período de quatro anos entre a quebra do mercado de 1929 e a aquisição nazista da Alemanha em 1933. Frequentando cabarés decadentes à noite e escrevendo textos publicitários durante o dia, ele se apaixona pela aspirante a atriz Cornelia Battenberg (Saskia Rosendahl), perde o emprego em meio ao auge do desemprego e descobre desgosto e tragédia na companhia de seu rico melhor amigo Stephane (Albrecht Schuch), um anseio acadêmico por um futuro brilhante. Baseado em Erich O romance de Kastner, Going to the Dogs: The Story of a Moralist, Fabian captura a angústia e o Weltschmerz (medo do mundo) da República de Weimar através das emoções e experiências de um jovem singular cuja libertinagem e o choque de guerra definiu uma geração - e cuja submersão em lenta fervura em um novo sistema político aterrorizante reverbera até os dias atuais.

filmografia

Doomed Love – A Journey through German Genre Films (2016)

Was heißt hier Ende? (2015)

Duas Irmãs, Uma Paixão (2014)

Dreileben: Não me Siga (2011)

Deutschland 09 - 13 kurze Filme zur Lage der Nation (2009)

Um Amor Além do Muro (2006)

Die Sieger (1994)

festivais

Berlin International Film Festival - 2021

International Film Festival Rotterdam - 2021

Istanbul Film Festival - 2021

trailer

fotos

poster