Apenas o vento

um filme de Benedek Fliegauf

86 min., 2012, Hungria, Digital

sinopse

Em uma aldeia húngara, as notícias sobre o assassinato de famílias pobres de origem cigana se espalham rapidamente. Ninguém se manifesta sobre a possível identidade dos assassinos e os crimes parecem ter motivação racial. Mari mora com seu pai inválido e os dois filhos em um barraco, localizado em um bosque fora da cidade. Ela faz malabarismos com seus dois empregos e tenta manter sua rotina em meio à ansiedade da ameaça de violência. A adolescente Anna tenta se concentrar em seu trabalho escolar, mas o jovem Rió está preocupado com outras coisas. Ele está se preparando...

Fliegauf se baseou em uma série de assassinatos reais, que tiraram a vida de oito pessoas em menos de um ano, na Hungria. A câmera segue de perto os protagonistas, tornando o desenrolar dos acontecimentos em algo fisicamente palpável.

ficha técnica

Direção: Benedek Fliegauf
Elenco: Katalin Toldi (Mari), Gyöngyi Lendvai (Anna), Lajos Sárkány (Río), Györgyi Toldi (Avô)
Produção: Mónika Mécs, András Muhi, Ernö Mesterházy
Diretor de Fotografia: Zoltán Lovasi
Edição: Xavier Box
Música: Bence Fliegauf, Tamás Beke
Título Original: Csak A Szél
Duração: 86 min.
Ano: 2012
Classificação indicativa: 16 anos

sobre o diretor

Benedek Fliegauf, nasceu em 1974, em Budapeste, é um dos diretores da nova geração do cinema húngaro mais reconhecidos internacionalmente. Fliegauf nunca frequentou escolas de cinema, mas atuou como assistente de direção para a televisão e trabalhou com direção, roteiro, cenografia e engenharia de som. Apenas o Vento é seu quinto longa-metragem e foi consagrado no Festival de Berlim 2012 com o Grande Prêmio do Júri, Urso de Prata. O filme marca também a volta de Fliegauf à Hungria, já que seu filme anterior, Womb, foi realizado em língua inglesa com os atores Eva Green e Matt Smith, estreou em Locarno 2010, e foi considerado, pela revista Screen International, “um dos filmes mais espetacularmente belos do ano.” Com Milky Way, Fliegauf ganhou, em 2007, o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno. Dealer ganhou o BerlinerZeitung, na Berlinale 2004, bem como vários outros prêmios. Forest, seu filme de estreia, ganhou os prêmios Wolfgang Staudte e Gene Moskowitz no Festival de Berlim de 2003.

+ info

Data de lançamento: 26 de julho de 2013

festivais

2012

Grande Prêmio do Júri - Urso de Prata –– Berlinale 2012
Toronto International Film Festival
BFI London Film Festival
Stockholm Film Festival
Paris Cinema Festival (Prêmio do Júri)
Melbourne International Film Festival
Sydney Film Festival
Karlovy Vary International Film Festival
Representante da Hungria ao Oscar 2013
Finalista do Prêmio Lux 2012 conferido pelo Parlamento Europeu

trailer

fotos

poster

pressbook

Baixar Pressbook (pdf)