FOURTEEN

um filme de Dan Sallitt

94 min., 2019, EUA, DCP

sinopse

Mara (Tallie Medel) e Jo (Norma Kuhling) são as melhores amigas desde o ensino médio, quando tinham 14 anos. Jo é a mais extrovertida, é assistente social, vive uma série de relacionamentos breves, sempre intensos. Mara tem uma personalidade mais reservada, é professora assistente, tenta uma vaga no ensino fundamental, e escreve ficção em seu tempo livre. Sua vida romântica é dos pequenos casos, até conhecer Adam. Jo apresenta uma certa instabilidade emocional cada vez mais preocupante que afeta seu trabalho e sua vida pessoal. Ao longo de mais de uma década, Mara às vezes tenta ajudar, às vezes recua para se preservar, mas nunca deixa para trás sua poderosa conexão afetiva com Jo.

Fourteen traz com grande sinceridade e sensibilidade a dinâmica de uma longa amizade e seus altos e baixos, quando às vezes os interesses divergem, as brigas e os problemas pessoais deixam de lado a cumplicidade, os encontros e desencontros amorosos levam a vida para momentos diferentes. A complexidade do sentimento da amizade que se transforma e permanece.

ficha técnica

Roteiro: Dan Sallitt
Fotografia: Chris Messina
Montagem: Dan Sallitt
Som: Sean Dunn, Lian Luan
Produção: Caitlin Mae Burke, Graham Swon, Craig Webster
Elenco: Tallie Medel, Norma Kuhling, Caitlin Mae Burke, Scott Friend, Evan Davis
Título original: Fourteen

sobre o diretor

Dan Salitt, nasceu na Pensilvânia, Estados Unidos, em 1955, é cineasta, roteirista e crítico. Bacharel em Matemática em Harvard College e Master of Fine Arts na UCLA, Sallitt é um dos principais autores do cinema independente americano contemporâneo. Foi crítico de cinema do Los Angeles Reader (de 1983 a 1985), além de escrever para várias publicações como The Chicago Reader, Slate e Mubi. Este é seu quinto filme. Vive em Nova York.

+ info

Data de lançamento: 8 de agosto de 2019

Disponível no Looke

Na imprensa:
Incrivelmente realista, 'Fourteen' acompanha amizade entre duas jovens - por Sérgio Alpendre na Folha de São Paulo
A melhor amiga protagonista - por Sarah Lyra no Adoro Cinema
Com simplicidade e recursos mínimos, o filme conta a história de uma amizade entre duas mulheres - por Thiago B. Mendonça na Revista Época

É raro encontrar no cinema um retrato tão refinado da amizade. O filme de Sallitt articula a sensação de uma companhia intensa que vai se desvanecendo de forma imperceptível ao longo do tempo e mostra como relações de amizade são tão complexas, tempestuosas e dolorosas como as românticas.
– Jamie Dunn, Sight & Sound


Duas atuações marcantes - Tallie Medel e Norma Kuhling - ancoram o quarto longa-metragem de Dan Sallitt, que relata, de forma elíptica, os anos finais de uma longa amizade entre duas jovens e contrastantes mulheres. Sallitt faz um sensível estudo sobre o amor platônico e o impacto devastador da doença mental.
 – Neil Young, Hollywood Reporter

 

filmografia

Fourteen (2019)
The Unspeakable Act (2012)
All the Ships at Sea (2004)
Honeymoon (1998)
Polly Perverse Strikes Again! (1986).

festivais

Berlinale 2019
38th Istanbul Film Festival
37th International Film Festival of Uruguay
D’A Film Festival, Barcelona
Filmadrid International Film Festival
Champs-Élysées Film Festival 2019

trailer

fotos

poster