Viver Mal

um filme de João Canijo

124 min., 2023, Portugal, DCP

sinopse

Um hotel junto à costa norte de Portugal, recebe alguns clientes, num fim de semana. Um homem vive dividido entre dar atenção a sua mulher e o espaço que ocupa a sua mãe entre eles. Uma mãe dominadora incentiva o casamento da filha para facilitar a sua relação amorosa com o genro. Outra mãe vive através da filha, impedindo-a de tomar as suas próprias decisões. Três núcleos familiares em final de ciclo de aceitação.

Viver Mal é um espelho de Mal Viver. Num espelho a imagem refletida é invertida, neste filme a imagem mostra o que só pode ser imaginado no outro filme: os clientes do Hotel que são só sombras e vultos fugazes, em aparições muito fragmentadas, no primeiro filme, passam a ser os protagonistas. E a família do Hotel, protagonista do outro filme, passa a ser sombra e vulto fugaz, em aparições fragmentadas, que perturbam a narrativa das histórias dos clientes neste.

ficha técnica

Roteiro: João Canijo
Fotografia: Leonor Teles
Montagem: João Braz
Som: Tiago Raposinho
Produção: Pedro Borges
Elenco: Nuno Lopes, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Rafael Morais, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Carolina Amaral, Leonor Vasconcelos
Título original: Viver Mal
Classificação indicativa: 16 anos

sobre o diretor

O cineasta português João Canijo, nasceu no Porto, em 1957. Foi estudante de História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, entre 1978 e 1980. Abandonou esses estudos para se dedicar ao cinema, tendo sido assistente de realização de Manoel de Oliveira, Wim Wenders, Alain Tanner e Werner Schroeter. Em 1988, realizou seu primeiro filme “Três Menos Eu”, selecionado para o Festival de Rotterdam. Participa do Festival de Cannes, na mostra Un Certain Regard por duas edições: em 2001, com “Ganhar a Vida”, um drama trágico protagonizado pela atriz Rita Blanco que participou de diversos filmes de Canijo como “Três menos eu”, “Filha da mãe”, além dos mais recentes; e com “Noite Escura”, em 2004, que foi o filme português escolhido como candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro daquele ano. “Mal Viver” recebeu o Urso de Prata, Prêmio do Júri, no Festival de Berlim 2023 e “Viver Mal” participou da mostra Encounters, também em Berlim.

+ info

Sobre Strindberg:
Se houve alguém que tenha tratado obsessivamente o egotismo, como causa de viver mal consigo mesmo e com os outros, foi August Strindberg. Por isso a escolha natural de inspirar as histórias do clientes do Hotel em peças de Strindberg que são exemplo paradigmático de diferentes formas de egotismo. Foram selecionadas três peças: Brincar com o Fogo, um marido que não se compromete na relação com a mulher, mas quando sente que a pode perder também percebe que afinal a ama; O Pelicano, uma mãe dominadora e egoísta que chega ao ponto de promover o casamento da filha para facilitar a sua relação amorosa com o marido dela; Amor de Mãe, outra mãe que projecta de tal maneira a sua vida no futuro da filha que a impede de viver um grande amor. As peças só serviram de inspiração, não se trata de adaptações directas das mesmas, trata-se de as usar livremente como mote para uma reescrita totalmente reformulada e colocada no nosso tempo.

filmografia

2023 Mal Viver
2023 Viver Mal
2017 Fátima
2011 Sangue Do Meu Sangue
2007 Mal Nascida
2003 Noite Escura
2000 Ganhar A Vida
1985 Três Menos Eu

festivais

- Berlinale 2023 - Encounters

trailer

fotos

poster