Vestigio é um longa-metragem construído a partir de registros captados pelo diretor Leandro Lara em 8mm e 16mm ao longo de mais de vinte anos. Entre viagens, territórios, discursos e rostos, o filme compõe o retrato enigmático de um Personagem Ausente: um olhar que atravessa o tempo e o espaço, registrando o mundo em primeira pessoa, mas que jamais se revela inteiramente. Não é ele quem narra: são os outros (as pessoas que cruzaram seu caminho) que evocam sua presença em forma de relato, lembrança ou carta. Fragmentos de vozes se sobrepõem às imagens, costurando uma narrativa que se reconstrói a partir do ponto de vista do outro. O personagem, assim, deixa de ser um sujeito biográfico para tornarse uma espécie de fantasma da própria imagem, um vestígio do olhar que a antecede.
A partir dessas estratégias de montagem e escuta, o filme vai erguendo um mosaico de um Brasil profundo, de seus territórios, corpos e vozes, revelando a espessura humana e geográfica de um país visto pelos seus interstícios. Ao recompor essas vozes e imagens dispersas, o filme transforma o material de arquivo em matéria viva, onde o documentário e a ficção se confundem. Cada relato descontextualizado ganha novo sentido ao ser reapropriado — um gesto de citação, montagem e desejo. O resultado é uma constelação de memórias em que o enigma do personagem se dissolve na própria materialidade do cinema, revelando o olhar como corpo e presença.
Direção: Leandro Lara
Roteiro: Tiago Tereza
Fotografia: Leandro HBL
Montagem: Lucian Fernandes
Mixagem: Felipe Colenci
Produtora: Mosquito Project & Bando Studio
Coproducão: Fuzzr
Curadoria: Roberto Moreira S. Cruz
Produção Executiva: Alexandre Paes Leme, Vagner Jabour e Amiten
Narradores (vozes): Jorge Du Peixe • Georgina Castro • Fernando Alves Pinto • Alexandre Paes Leme • Camila Botelho • Luana Pontes • Marco França • Mayra Athayde • Juliane Arguello • Maysa Malta.
Distribuição com apoio da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura - Governo Federal operacionalizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.
Nascido em Belo Horizonte, Brasil, Leandro Lara (a.k.a Leandro HBL) é diretor de cinema e produtor formado em Artes e Comunicação na PUC - MG e especialista em direção de fotografia pelo Instituto Cubano - Escuela Internacional de Cine y Televisión - com sede em San Antonio de Los Baños. Agora estabelecido como diretor, sua visão incorpora um interessante balanço entre impacto visual e profundidade emocional. Seu estilo visual intenso e capacidade de conectar-se entre fotografia, vídeo, animação, design e instalação foram construídos durante três anos como consultor para o pioneiro laboratório de criação da Benetton, a FABRICA. Estabeleceu-se em São Paulo, com suas próprias produtoras, a Mosquito Project e a Bando Studio. Dirigiu e produziu o documentário sobre Baile Funk com o Dj Diplo, “Favela on Blast” e a série documental de tv "Reis da Rua”. O talento de unir estética e conceito possibilitaram que muitos de seus trabalhos fossem exibidos em festivais de cinema e arte pelo mundo. Dirigiu e Produziu o longa “RODANTES” na Amazônia que foi estréia como diretor para um longa metragem de ficção. “VESTÍGIO” é seu segundo longa.
Bio do Roteirista
Tiago Tereza é um roteirista, diretor e produtor belo-horizontino. Tereza escreveu e dirigiu o curta-metragem Rosa Neon (2022). Em 2024 lançou “Eu Não Posso Fazer Nada”, em que também assina a direção e roteiro. Roteirizou os longas-metragens “Corpo Presente”, “Territórios do Sensível” e “O Que Pode Um Corpo?”, de Leonardo Barcelos, além da série televisiva “Cartografias do Corpo” (Tandera Filmes). Entre diversos prêmios, recebeu as honrarias de Melhor Direção e Melhor Atriz no Festival Cinemaz (MG) e Melhor Direção no Festival OFFCINE (MG). Ganhou ainda os prêmios de Melhor Direção e Melhor Montagem pelo Festival MAZ Oliveira (2025). Roteirizou e dirigiu ainda diversos clipes, tendo “Aqueles Homens”, do músico Nobat, premiado em Portugal como Melhor Clipe do Festival SAC Lisboa 202
Notas do diretor e de roteirista
Vestígio traça uma uma jornada fragmentada de um personagem ausente, reconstruída por diferentes vozes e lugares. Há este personagem, um olhar, que constrói em primeira pessoa o filme e as imagens. Mas não é esse personagem quem narra. São as pessoas que ele encontra que narram o filme, como se escrevessem uma carta para ele. E a partir desses relatos a gente vai montando o mistério de quem é esse personagem, que pode ter traços biográficos, mas em última instância é a imagem, a memória, a própria materialidade do filme. Trata-se de realizar, de alguma forma, o sonho ou o desejo de Walter Benjamin: construir um filme, inteira e intensamente, composto de citações. Portanto, descontextualizar e recontextualizar, produzindo uma nova constelação desejante, em que as vozes convocadas produzam um efeito que, certamente, há de desautomatizar algumas leituras cristalizadas, outras autorizadas como se fossem representantes das ideias do autor. "je est un autre", evidenciava já Arthur Rimbaud.
Leandro Lara e Tiago Tereza
Rodantes (2019)
Reis da rua (2011, TV)
Favela on Blast (2008, documentário)
Descaminhos (2007, segmento "5", documentário)